Astrid Fontenelle decidiu rever publicamente sua posição após a repercussão envolvendo o empresário Rodrigo Branco, condenado por falas racistas contra Thelma Assis. A apresentadora, que inicialmente havia demonstrado apoio ao pedido de desculpas divulgado por ele nas redes sociais, afirmou nesta terça-feira, 23 de junho, que refletiu melhor sobre o episódio e concluiu que sua manifestação foi inadequada.
Thelminha lutou na Justiça por 6 anos
A mudança de entendimento aconteceu depois de conversas, especialmente com seu filho, Gabriel Fontenelle. Segundo ela, o diálogo dentro de casa contribuiu para ampliar sua percepção sobre a gravidade do caso e sobre aspectos ligados ao racismo estrutural.
O assunto ganhou força após Rodrigo Branco publicar um vídeo em que comenta a condenação judicial decorrente de declarações feitas em 2020 contra Thelma Assis, campeã do BBB 20. Na ocasião, o empresário voltou a pedir desculpas e afirmou ter passado por um longo processo de aprendizado ao longo dos últimos anos.
Entretanto, a repercussão da publicação dividiu opiniões. Enquanto algumas personalidades elogiaram o posicionamento, outras questionaram o momento escolhido para o pronunciamento e a forma como o caso vinha sendo tratado.
Astrid diz que precisava refletir mais sobre o episódio
Ao comentar a situação, Astrid afirmou que compreendeu melhor a dimensão do debate após ouvir diferentes perspectivas. Além disso, destacou que o foco principal não deveria estar apenas no pedido de desculpas, mas no crime racial reconhecido pela Justiça.
Rodrigo Branco fez novo pedido de desculpas
“A discussão do momento, que me envolve, é sobre um crime racial que depois de seis anos, muito tempo, a Telminha ganhou. E aí, o racista em questão fez um post lá, me ligou, me encheu o saco. Falei que não tinha nada pra falar”, declarou.
Na sequência, a apresentadora reconheceu que errou ao comentar a publicação do empresário. Segundo ela, sua fala acabou minimizando um aspecto que considera fundamental: a responsabilização por um ato de racismo.
“Errei e no seguinte aspecto: eu falei: ‘errou, mas comenteu um crime’. E isso precisa ser martelado. E eu chamei ele para a luta antirracista. Errei de novo. Aprendi hoje um pouco melhor o tamanho e a dimensão que é o pacto da branquitude. O Gabriel estava aqui falando: ‘eu falei’”, afirmou.
Para além do que pedido de desculpas
Ainda durante o desabafo, Astrid ressaltou que as consequências de um caso de racismo vão muito além de um pedido público de desculpas. Para ela, a responsabilização judicial é necessária e os impactos sociais acabam surgindo naturalmente ao longo do tempo.
Marido de Thelminha decidiu processar com ela ainda confinada no BBB 20
“É meio ser mais Malcolm X [líder do movimento antirracista nos EUA] e ser mais ainda atenta. Eu falei pro cara: para de palhaçada, você cometeu um crime, ponto final, paga, paga o que deve na Justiça’. E as outras coisas vão ser impostas pela vida, perda de trabalho, de amizade que ele lamenta. Enfim, tem muita coisa perder, porque se tem gente que perde muito mais, é quem sofre o racismo”, completou.
Por fim, a comunicadora deixou claro que continua em processo de aprendizado e que considera essencial ouvir pessoas que vivenciam diretamente os impactos do racismo.
Filho da apresentadora explica conversa nos bastidores
Nos comentários da publicação, Gabriel Fontenelle também se manifestou. O filho de Astrid revelou que conversou com a mãe assim que viu a mensagem deixada por ela na postagem de Rodrigo Branco.
Segundo ele, os dois já haviam debatido o tema anteriormente. Ainda assim, decidiu alertá-la sobre o significado que o comentário poderia transmitir diante da gravidade do caso.
“Falei muito com mamis sobre assim que vi que ela comentou. Nós realmente já tínhamos discutido sobre essa questão e sobre o racista. Pedi pra ela apagar o comentário – que não foi de bom tom e semanticamente não funcionou”, escreveu.
Gabriel também criticou a ideia de tratar episódios de racismo como simples erros individuais. Para ele, quando há crime reconhecido, a linguagem utilizada precisa refletir essa realidade.
Além disso, questionou o fato de o empresário só ter se pronunciado de forma mais enfática anos depois do ocorrido. Em seu entendimento, o debate deve ir além do arrependimento público e alcançar a responsabilização de quem pratica atos racistas.
Relembre o caso
O caso teve início em 2020, quando Rodrigo Branco fez comentários considerados racistas contra Thelma Assis durante uma transmissão ao vivo. A médica e vencedora do BBB 20 acionou a Justiça, dando início ao processo.
Anos depois, a decisão reconheceu a prática de racismo, e o empresário foi condenado a pagar uma indenização de R$ 76 mil.
Ao comentar o desfecho do caso recentemente, Rodrigo afirmou que passou por um período de reflexão. “Há seis anos, cometi o maior erro da minha vida. Foram seis anos de aprendizado e reflexão”, declarou.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A publicação recebeu manifestações de apoio de diversos famosos, entre eles Deborah Secco, Xuxa, Lívia Andrade, Simone Mendes, Adriane Galisteu, Gominho, Gkay, Luciana Gimenez, Fabiana Karla e Junno Andrade.
No entanto, a repercussão das mensagens também reacendeu discussões sobre responsabilidade, privilégio racial e a forma como figuras públicas se posicionam diante de casos de racismo.
Fonte: Link da fonte










